Grupo Ueba



O Grupo Ueba Produtos Notáveis surgiu em 2004, inicialmente como um encontro independente para estudar as diversas linguagens cênicas, principalmente o Clown, e buscava conhecimento em diversas técnicas como Pernas-de-Pau, Pirofagia, entre outras.
Parte do grupo faz sua primeira montagem em 2004 com a peça “Um circo para dois palhaços” apresentando em espaços públicos contando a história de dois palhaços que fugiram do circo. Em 2005, inicia o ano com a apresentação de “In-Cômodos”, peça que buscava a exploração de ambientes diversos, numa proposta inovadora para a arte da região, e pela primeira vez o grupo esteve sob direção de Jessé Oliveira.
A partir deste trabalho, Jessé foi convidado a dirigir outro espetáculo do grupo, através do Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral de Caxias do Sul de 2008, o espetáculo de Teatro de Rua, chamado “O Alto da Alta”. Com texto de Jonas Piccoli, o grupo colocou em prática sua experiência e utilizou técnicas do diretor para atuar na peça levando o público as gargalhadas, fazendo mais de 80 apresentações em dois anos de existência.
         Em paralelo a este trabalho, o grupo Ueba - Produtos Notáveis estreou em 2007 a peça infantil “Zão e Zoraida, em busca do que mesmo?” baseado na linguagem do clown e recheado de gagues circenses, o espetáculo deslumbrou crianças e adultos. A montagem já está na sua terceira temporada, com versão para rua e para palco, utilizando-se do que cada espaço oferece de melhor.
         Ainda em 2007 a Ueba - Produtos Notáveis lança mais uma peça, “Pavão, o artista”, uma comédia onde Jonas Piccoli e Gutto Basso atuam lado a lado no palco, apenas com um roteiro e tudo a base do improviso. Essa comédia repercutiu muito na região, pois trazia consigo uma crítica corrosiva aos artistas e a produção artística local, a peça teve sua segunda temporada em 2008 com o título de “Pavão, 2.0”, ano que a cidade de Caxias do Sul ganhava o título de Capital Brasileira de Cultura, com o mesmo tema os artistas fizeram novamente show no palco e a platéia teve diversão garantida.
         No ano de 2008 o grupo dedicou-se a trabalhos de direção e formação de novos membros. Através da direção teatral para o Grupo de Teatro “Olho Vivo”, Jonas Piccoli ganhou o troféu Ouro na mostra estadual de trabalhos de teatro promovidos pela AGQ (Associação Gaúcha de Qualidade) com a peça “É CCQ Tchê” eEliminação dos Vazamentos da Ferramenta de Injeção”. E com o Grupo “Chão de Palco” ficou em primeiro lugar em nível estadual com a peça “As ferramentas somos nós”, montagem que representou o Rio Grande do Sul na mostra nacional em 2009.
Ainda em 2008 foram apresentadas as peças educativas “Abre o Olho e fecha a Mão Firmino” sobre educação financeira para adultos e “Poupa Batatinha” para Crianças, “Maria Ruela” sobre atenção e cuidados no local de trabalho, “Prevenção é a Solução” sobre prevenção de DST e AIDS, entre outros trabalhos de teatro que o grupo Ueba – Produtos Notáveis desenvolve para empresas.
         Em 2008 o grupo de teatro amador do SESI teve direção da Ueba - Produtos Notáveis para a montagem do espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão” de Willian Shakespeare e o grupo de teatro amador da Mundial S.A apresentou a peça “A Roupa Nova do Rei”, de Hans Christian Andersen.
Em 2009 o grupo recebeu novamente o Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral de Caxias do Sul agora para a peça “A Megera Domada” de Willian Shakespeare, dirigida por Jessé Oliveira. Teve como base do seu processo de criação intenso estudo sobre a Comédia Dell’arte utilizando dessa linguagem e adaptando a peça para o Teatro de Rua.
Em 2010 a peça “A Megera Domada”, inicia sua maratona de apresentações participando do 3º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua / RS em janeiro, com três apresentações no FRINGE – Festival de Internacional de Teatro de Curitiba, que aconteceu em março, sendo o primeiro grupo Caxiense a participar do importante festival. Fez também três apresentações no 2º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, em Abril, e participou do 7º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua e 1º Encontro de Articuladores do MERCOSUL, em maio de 2010.
O grupo Ueba Produtos Notáveis apresentou-se no 17º Festival Internacional de Teatro de Porto Alegre, o “Porto Alegre em Cena” e na XXII Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa em Araraquara – São Paulo.
Em setembro de 2010 o grupo estreou a peça Felinícias – História de Amores e Clown, uma homenagem ao cineasta Italiano Federico Fellini, usando de música, dança e performances no palco para contar a história de amor e desencontros de um casal através de suas fases de vida.
Em 2010 o grupo foi contemplado, novamente com o Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral, pelo edital da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para a montagem da peça “Quixote, A Comédia da triste figura” com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2011.
Em Janeiro de 2011 o grupo apresentou-se 4 vezes em Santiago / Chile com a peça A Megera Domada durante o Festival Internacional de Teatro Comunitário – ENTEPOLA.
Para todas estas montagens o grupo estuda e se aprimora constantemente com diversas técnicas do clown ao bufão, malabarismo, monociclo, dança contemporânea, musicalidade, expressão corporal e sempre traz profissionais renomados e experientes para seus trabalhos.