quarta-feira, 27 de abril de 2011

Felinícias estreia dia 06 de maio no Teatro Renascença


 

O espetáculo com direção de Jessé Oliveira é o novo trabalho do Grupo Ueba


Inspirado em obras cinematográficas de Federico Felini, o espetáculo Felinícias se propõe a  misturar as estéticas do teatro e do cinema num só contexto. A peça, que estreia dia 6 de maio, às 21h no Teatro Renascença, onde cumpre curta temporada, apresenta o inovador projeto do Grupo Ueba, com direção de Jessé Oliveira. O espetáculo aterrissa diretamente da Venezuela, onde terá feito a abertura do Encuentro de Teatro “Arribando al Puerto de Maracaibo”. 
Ao abordar um tema simples que fala sobre as impossibilidades e barreiras do amor, o espetáculo inova com recursos multimídia na apresentação, se utilizando de práticas específicas do universo teatral e da cinematografia. Assim, enquanto a cena transcorre no palco, os atores dialogam com as diferentes linguagens através de cenas projetadas no cenário.

Felinícias conta a história de um casal que se conhece na infância, mas se desencontra ao longo da vida, descobrindo nessa trajetória a impossibilidade de permanecer juntos. Esta condição promove uma série de situações cômicas, inusitadas e, em determinados momentos, patéticas. A trajetória de Felício e Nícia se desenvolve em dois eixos formando um gráfico onde tempo e espaço se distanciam cada vez mais. Através da composição corporal e da expressividade as cenas ganham formas, transformando os espaços dramáticos para criar o universo da fábula. O tempo passa a ser questão preponderante, acompanhando as vidas das personagens desde a infância até a velhice. É um espetáculo que busca tocar fundo o espectador, mostrando que a vida é feita de escolhas certas e escolhas erradas mas com uma única certeza: o tempo não perdoa.


A inovação em conteúdo e produção promete mostrar o amor simples e complicado, a troca de olhar, a suavidade dos gestos, a reflexão, o riso, a lágrima.  A montagem usa a seu favor o universo lúdico e lírico do clown e procura resgatar o essencial para uma narrativa: a atenção do espectador para elaborar e articular os signos visuais e sonoros a partir do corpo do interprete. A trilha musical de Gutto Basso é um espetáculo à parte, assim como o figurino assinado por Raquel Cappelletto.

Felinícias é indiretamente uma homenagem ao cineasta Federico Felini, já que foi livremente inspirado pelas obras Amarcord, I Clowns, Satyricon, La Nave Va, 8 e ½. Imagens “felinianas” também são utilizadas como referência, onde o grotesco e o belo compõem quadros onde desfilam os personagens numa apresentação multimídia, com o uso de imagens animadas, projetadas em um telão e, por vezes, sobre a própria cena, sendo uma forma de falar à memória.


Sinopse:
Felício e Nícia se conhecem na infância e apaixonam-se. Passam a viver próximos, seja na escola, nas brincadeiras no pátio ou mesmo no momento da primeira comunhão. Sempre se divertem juntos mas acabam separados. Na adolescência quando dançam juntos no baile, Felício se emociona tanto que se retrai,o que acaba separando o casal. Reencontram-se em uma estação de embarque, onde a guerra os separa novamente. A falta de notícias desencadeia o casamento de Felícia com outro. Na saída da igreja ambos se avistam e o mundo volta a desmoronar. O tempo passa, eles se reencontram, mas não concretizam seu romance. Na velhice e sem tempo a perder, finalmente dão o primeiro beijo. Divertem-se lembrando da infância e das suas danças quando jovens. Agora,já maduros, dançam à vontade e finalmente ficam juntos.


Sobre o Grupo Ueba:

O Grupo Ueba Produtos Notáveis surgiu em 2004, inicialmente como um encontro independente para estudar as diversas linguagens cênicas, principalmente o Clown, mas também com outros recursos como penas de pau e pirofagia. Sua primeira montagem, “Um circo para dois palhaços”, de 2004, foi apresentada em espaços públicos e contava a história de dois palhaços que fugiram do circo. A partir daí o grupo apresentou diversos espetáculos como “In-Cômodos”, “O Alto da Alta”, - ambos através do Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral de Caxias do Sul de 2008 -, “Zão e Zoraida, em busca do que mesmo?”, e “Pavão, o artista”.

Em 2010 a peça “A Megera Domadainicia sua maratona de apresentações participando do 3º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua / RS, do FRINGE – Festival de Internacional de Teatro de Curitiba, além de integrar os espetáculos do 2º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, 7º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua e 1º Encontro de Articuladores do MERCOSUL. Com esta montagem participou ainda do 17º Porto Alegre em Cena e da XXII Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa em Araraquara – São Paulo. Em setembro de 2010 o grupo estreou a peça “Felinícias – História de Amores e Clown”. No mesmo ano recebeu o Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral, pelo edital da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para a montagem da peça Quixote, A Comédia da triste figura” com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2011. Recentemente o Grupo Ueba esteve em Santiago (Chile) com a peça “A Megera Domada” durante o Festival Internacional de Teatro Comunitário e no Encuentro de Teatro Arribando Al Puerto de Maracaibo, na Venezuela.


Ficha técnica:

Elenco - Aline Zilli – como Nícia / Jonas Piccoli - como Felício
Direção - Jessé Oliveira / Livremente inspirado na obra de Federico Fellini
Trilha sonora - Gutto Basso - Inspirada em Nino Rotta
Preparação corporal - Gislaine Sacchett
Figurinos - Raquel Cappelletto
Pesquisa e produção de Imagem - Generall Vídeo Produtora
Operador técnico (iluminação/projeção/som) - Jessé Oliveira
Produção - Ueba Pró
Realização - Grupo Ueba Produtos Notáveis
Financiamento - Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul


Serviço:

Felinícias
Dias 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de maio
Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307)
Sextas e sábados às 21h e domingo às 20h

Ingressos: R$ 20,00
Clube do Assinante ZH: R$ 15,00 /
Pessoas com mais de 60 anos e estudantes tem 50% de desconto



Informações para a imprensa:


BD Divulgação - Bebê Baumgarten, Kellen Hoehr e Gabriela Almeida
contato@bddivulgacao.com.br

Contato com o Grupo:
(51) 9550.08.74

Nenhum comentário:

Postar um comentário