terça-feira, 7 de junho de 2011

DESAFIO: Felinícias no Colégio Militar


Hoje, dia 07/06 foi nossa 11ª apresentação da peça Felinícias! Ficamos com um friozinho na barriga, como de costume, mas desta vez era mais forte. Estariamos apresentando no Colégio Militar a convite do Major Machado e sua atenciosa equipe. E o desafio era grande, na platéia 160 jovens (o efetivo, como os professores se referem),  das turmas de 8ª série do colégio.


Como se o desafio já não bastasse, teriamos muitas adaptações a serem feitas para a peça encaixar num palco "não teatral", transformando o auditório do local para receber a peça. Mesmo com todos os recentes investimentos no espaço, ainda encontramos dificuldades na iluminação, na falta de camarins e na dimensão do palco. Todos obstáculos nos motivavam ainda mais!


Chegada a hora, 11:20 da manhã, ouvimos as conversas, as risadas e notávamos a ansiedade do público. O Tenente a frente do palco orientava quanto a ocupação do espaço, e assim todos foram se acomodando! Dado o sinal, era nossa vez, iamos começar a apresentação.

Da nossa primeira aparição em cena ao último suspiro no palco, tivemos uma plateia educada, atenta, participativa. Imaginávamos que seria difícil, afinal são pré-adolescentes assistindo uma peça de teatro contemporâneo, mudo, sem o riso apelativo, com cenas fortes, algumas com roupas íntimas, outras mais quentes, com a sexualidade dos personagens afloradas. Sabiamos que nada era impróprio para a idade do pessoal, mas só quem já enfrentou um público jovem, sabe como eles são exigentes, podendo ao menor deslize "derrubar" a peça, os atores, etc.


O que sentimos durante a apresentação foi uma energia muito positiva, que nos incentivava a fazermos cada vez melhor, superando as dificuldades e oferecendo o nosso melhor, pois muitos deles nunca foram assistir a uma peça de teatro. Nossa responsabilidade era grande, assim como foi nossa apresentação, grande.

Quando terminamos já tinhamos a sensação de dever cumprido, de prazer e alegria, convidamos aos interessados em realizar um bate papo ao final do espetáculo. Para nossa grata surpresa muitos jovens ficaram além do término do período escolar, para fazer perguntas, elogios, colocações e acima de tudo curtir o momento com a gente.



Por fim agradecemos a acolhida de todo o efetivo do colégio militar, os alunos e professores que fazem paarte de uma instituição que merece todo nosso respeito e reconhecimento. Esperamos voltar em breve e rever esse pessoal e poder falar mais de teatro com as turmas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário